Sobre o Evento

3ª edição do Colóquio UAB/UFABC e  3ª Encontro estadual de coordenadores de polos UAB/SP

Cara comunidade,

Com satisfação, convidamos todas as pessoas da comunidade acadêmica para participar e divulgar amplamente a III Edição do Colóquio Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Universidade Federal do ABC (UFABC) e o III Encontro Estadual de Coordenadores de polos UAB/SP, que serão realizados presencialmente no campus Santo André-SP da UFABC, nos dias 28 e 29 de novembro de 2025. 

O evento terá como tema: "Novas perspectivas na EAD: Regulação, Qualidade e Expansão no sistema UAB" com o objetivo de ampliar o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e formação de professores.

Pela primeira vez, o colóquio será realizado em conjunto com o Fórum de coordenadores de polos UAB do Estado de São Paulo,  promovendo reflexões sobre o novo marco regulatório da Educação a Distância (EaD), atualmente em debate. Serão discutidos os desafios e possibilidades de expansão com qualidade no âmbito do sistema UAB.

Acreditamos que este será um momento valioso para fortalecer a UAB como um todo, seus polos e a própria ideia de Educação à distância de qualidade. O evento também busca ampliar a conexão entre docentes, polos e escolas locais, além de fomentar o diálogo com os programas de pós-graduação. 

Esperamos acolher participantes de diversas outras regiões, promovendo um espaço de troca e crescimento conjunto. A organização é da UAB/UFABC, em parceria com o Fórum de Coordenadores de Polos UAB/SP e apoio do Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas (NETEL) UFABC.

 

Inscrições

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pela plataforma do evento (SIGAA/UFABC) até o dia 23 de novembro de 2025. Link disponibilizado no site: https://eventouab.wixsite.com/3coloquio2025.

 

Submissão de trabalhos

Podem submeter trabalhos: coordenadores, docentes, discentes, pesquisadores(as) e demais profissionais, nas diversas etapas de escolaridade: Educação Básica, Técnica e Superior e em diferentes espaços educacionais, estudantes e demais pessoas interessadas. 

Cada pessoa poderá apresentar apenas um trabalho (resumo simples ou resumo expandido). Não há limite para o número de pessoas coautoras por trabalho e nem de participação como pessoa coautora.

A submissão de trabalhos inéditos, em andamento ou concluídos, deve ser realizada exclusivamente, entre os dias 08 de setembro e 24 de outubro de 2025, pelo link: https://submissoes.netel.ufabc.edu.br/index.php/3coloquiouab 

 

Formato dos resumos:

Resumo simples: Deve ser em parágrafo único. Ter, no mínimo, 200 e, no máximo, 250 palavras. O texto do  resumo deve explicitar com clareza o objetivo, os procedimentos metodológicos, os possíveis resultados e conclusões. 

Resumo expandido: O resumo expandido deve ter, mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) páginas, incluindo texto, tabelas e/ou figuras, e deve ser submetido em formato Word, seguindo as normas atuais da ABNT. Deverá conter os seguintes elementos constitutivos:

  1. Introdução: Justificar o problema estudado de forma clara, utilizando a revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado. 
  2. Metodologia: elaborada de forma concisa.. Deve conter as referências da metodologia de estudo. 
  3. Resultados e Discussão: evidenciar, à luz do aporte teórico utilizado no projeto de pesquisa, análise e discussão dos dados obtidos. Podem ser inseridos recursos ilustrativos (figuras ou tabelas), acompanhados de análise indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações. NOTA: tabela ou figura (fotografia, gráfico, desenho), caso haja, deve apresentar qualidade necessária para uma boa reprodução. O título da tabela (sem negrito) e figura (sem negrito) deve ficar acima. 
  4. Conclusões ou Considerações finais: deverá ser elaborada com verbos no presente do indicativo. Deverá considerar os objetivos explicitados e os resultados indicados no Resumo Expandido.
  5. Referências bibliográficas (Seguindo as normas atuais da ABNT).

Os resumos simples ou resumos expandidos, poderão ser submetidos nas seguintes modalidades:

Relato de pesquisa - Apresentação de investigações acadêmicas de natureza empírica ou teórica. Serão aceitos relatos de pesquisa em andamento com resultados iniciais. Deve-se privilegiar: o tema de investigação, sua justificativa, indicações de referenciais teóricos, objetivos do trabalho e indicativos de metodologia (tanto aspectos teóricos quanto práticos), resultados e discussões fundamentadas na literatura.

Relato de experiência - Apresentação de experiências pedagógicas vivenciadas e reflexões construídas a partir dessas vivências. Não devem ser textos descritivos, mas reflexões embasadas na literatura, em diálogo com as experiências relatadas, seja como coordenadores ou docentes em exercício ou em formação inicial/continuada. Clique aqui e confira algumas dicas!

Para a submissão, somente a pessoa autora responsável pela apresentação deverá realizar o envio do trabalho. É obrigatória a inclusão do(a) orientador(a) como coautor(a) em relatos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso ou em quaisquer trabalhos que tenham sido desenvolvidos sob orientação. Deverão ser enviados dois arquivos, um sem autoria ou menções que levem à identificação das pessoas autoras e outro com autoria, ambos no formato doc ou docx. Os trabalhos deverão ser submetidos conforme templates: 

Resumo simples: (Download - Versão anônima) (Download - Versão identificada)

Resumo expandido: (Download - Versão anônima) (Download - Versão identificada

Além dos critérios estabelecidos para cada modalidade, os trabalhos também serão avaliados quanto à ortografia, sintaxe, estilo, coerência e coesão textual. A Comissão poderá recomendar o aceite (com ou sem revisão) ou rejeitar os trabalhos submetidos, sempre seguindo um caráter formativo.

Os trabalhos submetidos e aprovados por pareceristas ad hoc deverão ser apresentados presencialmente, em formato de pôster, no dia 29 de novembro de 2025, conforme o modelo disponibilizado. Após a apresentação, os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento, e será emitido certificado para o autor principal com o nome das demais pessoas autoras. Os certificados serão encaminhados diretamente para o email do responsável pela submissão, após o evento, em data a ser divulgada pela comissão organizadora no site oficial.

 

Cronograma

  • Realização do evento: 28 e 29 de novembro de 2025;
  • Abertura das submissões de trabalhos/resumos e propostas de minicursos/oficinas: 08 de setembro de 2025;
  • Data limite para submissão de trabalhos/resumos: 30 de setembro de 2025 (verificar possíveis prorrogações);
  • Envio de proposta de minicursos/oficinas: até 22 de setembro de 2025;
  • Inscrições (gratuitas) para o evento e para participação em minicursos: a partir do dia 29 de setembro de 2025;
  • Data de divulgação dos pareceres dos trabalhos/resumos: até 20 de outubro de 2025;
  • Envio da versão revisada do trabalho: até 10 de novembro de 2025;
  • Envio das cartas de aceite: será feito em fluxo contínuo à medida que os trabalhos receberem os pareceres e avaliação da versão revisada quando for o caso. Prazo máximo: até 19 de novembro de 2025.
  • Data limite de inscrições para participação no evento: 23 de novembro de 2025.

 

Santo André, setembro de 2025.

 

Dúvidas sobre o evento: eventouab@gmail.com