Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Informações gerais

Podem submeter trabalhos: coordenadores, docentes, discentes, pesquisadores(as) e demais profissionais, nas diversas etapas de escolaridade: Educação Básica, Técnica e Superior e em diferentes espaços educacionais, estudantes e demais pessoas interessadas. A submissão de trabalhos estará aberta de 08 de setembro a 30 de setembro de 2025. Todas as informações, incluindo os templates e o regulamento, estão disponíveis nesta página.

  • No processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão de acordo com as exigências do evento, ver abaixo. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Para submeter é preciso ter cadastro de autor no sistema do evento.
  • Todos os autores do trabalho devem estar com o cadastro atualizado e com ORCID vinculado.
  • Para ser publicado e apresentado no evento, pelo menos um autor deverá estar inscrito no evento. Acesse o sistema de inscrição.

 

Estrutura

Os trabalhos devem ser inéditos e podem estar em andamento. Os textos, resumos expandidos, devem ter de 3 a 5 páginas, seguindo as normas atuais da ABNT. Deverão ser enviados dois arquivos formato .doc ou .docx, um sem autoria ou menções que levem à identificação das pessoas autoras e outro com autoria, ambos no formato doc ou docx. Os trabalhos deverão ser submetidos conforme templates (Download - Versão anônima) (Download - Versão identificada) e demais orientações divulgadas pela comissão organizadora.

 

Modalidades

Serão aceitas as seguintes modalidades:

Relato de pesquisa - Apresentação de investigações acadêmicas de natureza empírica ou teórica. Não será aceita pesquisa sem resultados iniciais. Deve-se privilegiar: o tema de investigação, sua justificativa, indicações de referenciais teóricos, objetivos do trabalho e indicativos de metodologia (tanto aspectos teóricos quanto práticos), resultados e discussões fundamentadas na literatura.

Relato de experiência - Apresentação de experiências pedagógicas vivenciadas e reflexões construídas a partir dessas vivências. Não devem ser textos descritivos, mas reflexões embasadas na literatura, em diálogo com as experiências relatadas, seja como coordenadores ou docentes em exercício ou em formação inicial/continuada. Clique aqui e confira algumas dicas!

 

Como submeter um trabalho?

Para a submissão, somente a pessoa autora responsável pela apresentação deverá realizar o envio do trabalho. É obrigatório ter o/a orientador/a como co-autor/a em relato de pesquisa. Tenha os dados de todas as pessoas autoras, nome completo e email, para realizar a submissão.

Realize sua submissão aqui: https://submissoes.netel.ufabc.edu.br/index.php/3coloquiouab/login 

Caso ainda não tenha conta cadastradas, realize seu cadastro de autor no sistema do evento.

 

Avaliação 

Além dos critérios estabelecidos para cada modalidade, os trabalhos também serão avaliados quanto à ortografia, sintaxe, estilo, coerência e coesão textual. A Comissão científica poderá recomendar o aceite (com ou sem revisão) ou rejeitar os trabalhos submetidos, sempre seguindo um caráter formativo. O envio dos pareceres ocorrerá até o dia 20/10/2025. 

Em caso de aprovação com modificações, os autores deverão enviar o arquivo revisado até o dia 10/11/2025. 

O envio das cartas de aceite será feito em fluxo contínuo à medida que os trabalhos receberem os pareceres e avaliação da versão revisada quando for o caso. Prazo máximo: até 19/11/2025. 

 

Apresentações

As apresentações dos trabalhos ocorrerão presencialmente no dia 29 de novembro de 2025. 

 

Certificados

Certificaremos a apresentação do trabalho com o título do mesmo e nome de todas as pessoas autoras. Pessoas autoras que não irão apresentar trabalhos, mas que desejarem certificado de participação devem se inscrever no evento. 

 

Informações e Comunicação

A comunicação será realizada através do email da pessoa autora responsável pela apresentação do trabalho, a mesma deve comunicar às demais. Além disso, aconselhamos que acompanhem as informações a atualizações através do sistema de submissões. Os certificados serão encaminhados diretamente para o email do/a autor/a após a apresentação do trabalho e finalização do evento.

 

Publicação

Os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados nos anais do evento. As pessoas autoras são responsáveis pelo conteúdo e questões ligadas aos direitos autorais. A versão enviada no processo de submissão/ressubmissão não poderá ser alterada para publicação, incluindo dados de autoria, verifique tais informações no momento da submissão.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Esta submissão atende aos requisitos descritos nas Diretrizes para autores.</li >
  • Esta submissão não foi publicada anteriormente, nem foi submetida a outro periódico para consideração.
  • Todas as referências foram verificadas quanto à exatidão e integridade.
  • Todas as tabelas e figuras foram foram numerados e rotulados.
  • Foi obtida permissão para publicar todas as fotos, conjuntos de dados e outros materiais fornecidos com esta submissão.
  • O trabalho está em formato .doc ou .docx.

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