Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Informações Gerais

  • No processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão de acordo com as exigências do evento, na lista de "Condições para a submissão". As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Para submeter é preciso ter cadastro de autor no sistema do evento.
  • Todos os autores do trabalho devem estar com o cadastro atualizado e com ORCID vinculado.
  • Para ser publicado e apresentado no evento, pelo menos um autor deverá estar inscrito no evento com o pagamento realizado até 15/09/2025.
  • Somente receberá certificado de apresentação de trabalho o autor que estiver devidamente inscrito e realizar a apresentação.
  • Serão aceitos trabalhos em Português, Inglês e Espanhol.

Número de autores

  • Os trabalhos deverão ter no máximo seis autores.

Formatação do trabalho

O texto deve ser submetido em formato A4 (margem superior 2,5cm, inferior 2,5cm, esquerda 2cm, direita 2cm, cabeçalho 1,25cm e rodapé 1,25cm).

O formato da submissão deverá ser Docx.

A escrita deve ser realizada em fonte Roboto, corpo 12, com parágrafos justificados, espaçamento 1,5 (um e meio) entre linhas e parágrafo com recuo de 1,25 cm na primeira linha.

Os destaques devem ser feitos em negrito. Apenas palavras estrangeiras podem ser escritas em itálico.

Todas as páginas do original devem estar numeradas sequencialmente.

Para artigos científicos, o texto deve conter de 10 a 12 páginas, considerando figuras, gráficos e referências.

Para os relatos de experiência, o texto deve conter de 5 a 7 páginas, considerando figuras, gráficos e referências.

O título do trabalho deve ter no máximo 16 palavras e expressar com fidedignidade seu conteúdo.

O resumo deve conter entre 200 e 300 palavras e explicitar, em caráter informativo e sem enumeração de tópicos, os itens explicitados no modelo de elaboração.

As palavras-chave devem ser de 3 a 5, separadas por ponto final.

Os agradecimentos (opcionais) devem ser citados em nota de rodapé e sem quaisquer referências, diretas ou indiretas, à autoria.

Figuras (fotos, desenhos e mapas), tabelas, quadros e gráficos e figuras (fotos, desenhos e mapas) devem estar numerados em algarismos arábicos, conforme a sequência em que aparecem, sempre referidos no corpo do texto e encabeçados por seu respectivo título. Imediatamente abaixo das figuras devem constar suas respectivas legendas textuais. Depois de cada item é necessário registrar sua fonte. Quando o material for original da pesquisa, deve-se fazer a indicação com a redação “Fonte: dados da pesquisa.” ou “Fonte: elaboração própria.” Os mapas devem conter escalas e legendas gráficas.

As imagens devem vir em formato JPG com resolução a partir de 300 dpi e serem apresentadas em dimensões que permitam sua ampliação ou redução sem que a legibilidade seja prejudicada. 

Todas as imagens apresentadas no texto devem ser enviadas em formato .zip, como documento suplementar. O nome de cada arquivo deve corresponder ao enunciado do título (por exemplo: Figura 1).

Tabelas, quadros e gráficos devem ser encaminhados em seus arquivos originais. O evento não aceita tabelas e quadros em formato de imagem, apenas no corpo do texto em formatos editáveis. O mesmo ocorre com os gráficos. Neste caso, mesmo que contenham imagens, partes textuais e/ou numéricas devem ser passíveis de edição.

Notas de rodapé de caráter explicativo devem ser usadas com parcimônia, apenas quando estritamente necessárias para a compreensão do texto. As notas devem estar numeradas em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem no texto.

Citações no corpo do texto devem obedecer aos seguintes critérios:

  1. a) Citação Direta: citações textuais literais de até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo, transcritas entre aspas;

Exemplo: 

De acordo com Souza (2023, p. 1) “[...] Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua”. Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt. 

  1. b) Citação Direta: citações textuais literais de mais de três linhasdevem estar em parágrafo isolado, com recuo de 4 cm na margem esquerda, espaçamento simples, tamanho 10 e sem aspas;

Exemplo: 

De acordo com Souza (2023, p. 1):

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt. 

  1. c) Citação Indireta: a indicação da autoria de aparece antes ou depois da ideia parafraseada do autor, com indicação do ano de publicação.

Exemplo: 

Para Souza (2023) Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

As referências devem obedecer à norma técnica da ABNT NBR 6023 (2018) e as citações diretas e indiretas à ABNT NBR 10520 (2002).

Apenas as obras citadas ao longo do texto devem figurar na bibliografia, a qual deve constar, sob o título de Referências, ao final do artigo e em página separada.

 

Exclusivo para Artigos Científicos

Tradução dos títulos, resumo e palavras-chave

O autor fica ciente de que, caso seu artigo seja aprovado, deverá enviar posteriormente resumo, título e palavras-chave vertidos para um outro idioma: no caso de originais em português, o inglês ou espanhol; ou português ou espanhol para artigos submetidos originalmente em Inglês; ou português ou inglês para artigos submetidos originalmente em espanhol. Os custos com a versão e/ou revisão de língua estrangeira serão de responsabilidade do autor.

 

Processo de Avaliação

  • Todas as submissões passarão pela triagem inicial para verificação de informações de autoria, adequação ao modelo, adequação ao tipo de trabalho e alinhamento do trabalho com a trilha temática ao qual foi submetido.
  • Após a triagem, o trabalho é submetido à avaliação por pares, sendo dois pareceristas por trabalho, no sistema “duplo-cego”, em que o sigilo dos autores e dos revisores é garantido. 
  • Tendo em vista que, em diversas situações, a manutenção do sigilo dos autores fica inviável pela descrição do tema da pesquisa, a submissão não será indeferida caso os autores possam ser identificados indiretamente. Cabe ressaltar, entretanto, que é altamente recomendado que se evite qualquer detalhe que permita a quebra de sigilo.
  • Os autores receberão comunicado de todas as etapas de avaliação, no e-mail cadastrado no sistema de submissão do evento. 
  • Ao final do processo de avaliação, os artigos serão classificados pela sua pontuação global, a partir dos critérios estabelecidos. Serão aceitos os artigos que obtiverem nota igual ou superior a 18 pontos.
  • O resultado será comunicado aos autores, que terão prazo, conforme cronograma, para apresentar recurso a ser julgado pelo Comitê Científico.
  • Os autores de artigos aprovados deverão realizar as correções obrigatórias, devidamente identificadas pelos pareceristas, e enviar a versão final no prazo estabelecido no cronograma, contendo o nome dos autores, minibiografia e de suas respectivas instituições, conforme modelo de submissão.
  • Trabalhos recusados não poderão ser reapresentados.
  • No caso dos artigos científicos, além dos dados dos autores, a versão final deverá apresentar a tradução do título, do resumo e das palavras-chave em um dos idiomas aceitos no evento, que não seja o idioma do trabalho submetido.

Critérios de Avaliação

1 - Clareza, organização e linguagem: o trabalho apresentado está completo, coerente, bem organizado, com linguagem adequada e dentro do modelo do evento.

2 - Relevância do tema: indique quão relevante é o trabalho para a temática do evento.

3 - Aderência à trilha temática do evento: o trabalho se encaixa na trilha temática escolhida.

4 - Referencial teórico: o trabalho apresenta e discute um referencial teórico suficiente para o objeto de estudo.

5 - Objetivos: os objetivos do trabalho estão adequadamente apresentados e são coerentes com a metodologia escolhida.

6 - Metodologia: o trabalho apresenta a metodologia de forma detalhada e ela atende os objetivos do estudo.

7 - Resultados e análise: os resultados teóricos ou experimentais são consistentes e relevantes para o trabalho. 

8 - Considerações finais: o trabalho apresenta considerações finais adequadas aos objetivos que foram propostos. 

9 - Formatação e atendimento às normas do evento: o trabalho segue as diretrizes para autores e às normas da ABNT para formatação de trabalhos acadêmicos. 

10 - Recomendação geral: qual a sua recomendação em relação à aceitação ou rejeição do trabalho?

Observação: o formulário de avaliação dos Relatos de Experiência não possui os itens 6 e 7, devido às particularidades dos relatos.

Com base nesses critérios, os avaliadores irão preencher o formulário de avaliação, pontuando cada item numa escala de 0 a 3. Ao final da avaliação, o trabalho será classificado como: “aprovado”, “aprovado com recomendações”, “reprovado”. Os comentários dos avaliadores serão disponibilizados aos autores para ajudá-los a rever e melhorar os seus trabalhos dentro do prazo estabelecido.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O autor e os eventuais coautores conhecem e concordam com as políticas editoriais do evento.
  • O autor responsável pela submissão confirma que os coautores estão cientes e notificados sobre a submissão e que após a submissão não é permitida inclusão ou exclusão de coautores.
  • O texto está escrito em português, espanhol ou inglês.
  • O arquivo da submissão está em formato .docx.
  • URLs para as referências foram informadas sempre que aplicável.
  • O título tem menos do que dezesseis palavras.
  • O texto está dentro dos limites de tamanho: entre 10 e 12 páginas para artigos científicos; e entre 5 e 7 páginas para relatos de experiência.
  • O resumo está dentro dos limites de tamanho: de 200 a 300 palavras.
  • As referências estão de acordo com a ABNT NBR 6023 (2018).
  • As citações diretas e indiretas estão de acordo com a ABNT NBR 10520 (2002).
  • Não há no texto identificação da autoria ou das instituições a que pertencem os autores (as informações autorais ficarão registradas apenas como METADADOS, acessados somente pelos editores).
  • O texto submetido está em formato A4 (margem superior 2,5cm, inferior 2,5cm, esquerda 2cm, direita 2cm, cabeçalho 1,25cm e rodapé 1,25cm).
  • O texto está escrito em fonte Roboto, corpo 12, com parágrafos justificados, espaçamento 1,5 (um e meio) entre linhas e parágrafo com recuo de 1,25 cm na primeira linha; emprega negrito em vez de sublinhado e itálico (exceto em endereços eletrônicos e palavras estrangeiras).
  • As figuras, quadros e tabelas estão inseridas no corpo do texto e não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto passou por revisão de normas e linguagem antes de sua submissão.
  • O trabalho possui no máximo seis autores.
  • O autor e os coautores estão cientes de sua responsabilidade e do cumprimento dos critérios éticos adotados na realização da pesquisa e apresentam as informações detalhadas no texto ou em documentos suplementares, quando aplicável.

Política de Privacidade

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